
Materiais, instrumentos e suportes.
No séc. XX a noção de instrumento, material e suporte artístico alargou-se enormemente com a alteração e a integração de novos conceitos na arte. Assim, o próprio corpo humano é considerado "material" e "suporte", como na "body Art". Objetos já existentes, que foram tirados do seu contexto habitual e integrados no domínio artístico, como os "ready made" dos grupos Dada e Surrealista, são também exemplos de novas e revolucionárias acepções dos termos suporte e material. Nas "instalações", "happenings" e "performances", atuações e intervenções artísticas, os materiais e suportes não têm regra e são condicionados pelo caráter original da ideia expressiva.Os materiais "clássicos", cerâmica, madeira, metal, vidro, etc., foram usados durante séculos sem grandes alterações na sua composição. No nosso século passou-se à sua transformação por processos que são por vezes sofisticadíssimos, tornando-os quase irreconhecíveis. A integração de novas e revolucionárias ligas metálicas, a invenção de variadíssimas fibras compostas, a evolução de materiais, polímeros, etc. transformaram as matérias usadas em todos os setores, inclusivamente na arte.Vamos ocupar-nos do estudo dos materiais, instrumentos, suportes e técnicas de desenho analisando a sua natureza intrínseca e a sua história. "O instrumento, seja ele um lápis, caneta, giz ou pincel fará manchas características da sua natureza e estrutura e o material ou meio manifestará uma resposta, conforme a sua natureza..." (Maurice de Sausmarez).As técnicas de registro direto sobre um suporte, mais habitualmente papel, compreendem vários instrumentos e materiais de matérias primas variadas e de composições diversas:· Riscadores - Traços, manchas, superfícies - carvão, sanguínea, sépia, pedra negra, pastéis secos, pastéis de óleo, lápis de cor.· Riscadores - Traços finos - grafite, canetas de feltro,· Processos líquidos - tinta da china, tinta sépia, tinta neutra, aquarela, guache.Sei que teremos tempo suficiente para aprender a lidar com essa diversidade de material durante nosso Curso de Artes Visuais. Às vezes fico preocupada, porque é informação demais...
Webgrafia:: Caderno de desenhos (http://mariaeugeniaillustration.com/)Desenho: materiais, instrumentos e técnicas (http://desmat.no.sapo.pt/mit_intro.html)Diario Gráfico (http://www.diariografico.com/index.htm)
Webgrafia:: Caderno de desenhos (http://mariaeugeniaillustration.com/)Desenho: materiais, instrumentos e técnicas (http://desmat.no.sapo.pt/mit_intro.html)Diario Gráfico (http://www.diariografico.com/index.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário